AIC
BRASIL

 

Contato/Contact:
Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica

Departamento de Controle 
do Espaço Aéreo-DECEA

Av. Gen. Justo, 160 
CEP 20021-130
Rio de Janeiro, RJ - Brasil

AFS: SBRJZXIC
 

AIC
N 67/2024
Publication Date/
Data de publicação: 

28 NOV 2024
Effective date/
Data de efetivaçao:

28 NOV 2024
SINALIZAÇÃO VERTICAL DE DISTÂNCIA REMANESCENTE DE PISTA (RUNWAY DISTANCE REMAINING SIGNS) – RDRS - NO AEROPORTO DE SÃO PAULO/CONGONHAS (SBSP) E AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT (SBRJ)

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 FINALIDADE

Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por objetivo divulgar as características e a finalidade da sinalização vertical de distância remanescente de pista implantada nas pistas de pouso e decolagem 17R/35L e 17L/35R do Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e na pista de pouso e decolagem 02R/20L do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (SBRJ)

1.2 COMPETÊNCIAS

 
1.2.1. É competência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Órgão Central órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), gerenciar as atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo e com a proteção ao voo.
1.2.2. É competência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autoridade de aviação civil brasileira, regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.

1.3 ÂMBITO

O conteúdo desta Circular é de observância obrigatória e se aplica aos operadores aéreos que operam no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e no Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (SBRJ).

2 DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1. Os painéis de sinalização vertical de distância remanescente da pista são usados para fornecer informações sobre a distância restante de pista, aos pilotos, durante as operações de pouso e decolagem.
2.2. Esse sistema tem como objetivo aumentar a consciência situacional do piloto na operação de pouso e decolagem em pistas curtas e no ambiente operacional dos aeroportos SBSP e SBRJ.

3 DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS

3.1. DEFINIÇÕES
3.1.1. Sinalização Vertical de Distância Remanescente de Pista (Runway Distance Remaining Signs – RDRS) – Painéis de sinalização vertical localizados ao lado da borda da pista de pouso e decolagem com informação da distância remanescente de pista física.

3.2 ABREVIATURAS

ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
ICA - Instituto de Cartografia Aeronáutica
RDRS - Runway Distance Remaining Signs
SBRJ - Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
SBSP - Aeroporto de São Paulo / Congonhas – Deputado Freitas Nobre
SIA - Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC

4 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O SISTEMA

4.1. Como já mencionado, a sinalização vertical de distância remanescente de pista visa informar ao piloto a distância remanescente de pista física nas operações de pouso e decolagem, por meio de painéis numerados ao longo da pista.
4.2. Os painéis podem estar localizados ao longo de apenas um lado da borda da pista de pouso e decolagem, assim como, opcionalmente, estar localizados em ambos os lados da pista de pouso e decolagem.
4.3. No aeroporto de Congonhas (SBSP) os painéis estão instalados em ambos os lados da pista 17R/35L e em ambos os lados da pista17L/35R.
4.4. No aeroporto de Santos Dumont (SBRJ) os painéis estão instalados somente do lado esquerdo da pista 20L e do lado direito da pista 02R.
4.5. As distâncias declaradas não afetam a localização dos painéis de distância remanescente de pista
4.6. A inscrição de cada painel é um numeral branco sobre um fundo preto, conforme mostrado na Figura 1 para indicar a distância restante da pista em intervalos aproximados de 1.000 pés.


Figura 1 – Painel de distância remanescente de pista de RDRS


Figura 2 – Exemplo de painel de RDRS
4.7. Em pistas cujo comprimento não é múltiplo de 1000 pés, a distância excedente é dividida pela metade e distribuída no início e fim da pista para efeito da localização do primeiro e do último painel. Portanto, o primeiro e último painel poderão estar em distâncias superiores a 1000 pés do início e do fim da pista, ver figura 3 e 4.


Figura 3 - Exemplo de distribuição de painéis de RDRS em pista de 6500 pés apenas em um lado da pista. Fonte: FAA, AC 150/5340-18G


Figura 4 - Exemplo de distribuição de painéis de RDRS em pista de 6500 pés em ambos os lados da pista. Fonte: FAA, AC 150/5340-18
4.8. As áreas anteriores às cabeceiras deslocadas que são usadas para decolagem ou taxiamento são consideradas como parte de pista remanescente no contexto da localização dos painéis.
4.9. Os painéis são iluminados sempre que o balizamento da pista for acionado.
4.10. Informações sobre a existência do RDRS e sobre as distâncias remanescente de pista para cada painel, em metros, estão publicadas em ROTEAR na página AISWEB dos aeroportos SBRJ e SBSP.

5 RECOMENDAÇÕES

5.1. Aos operadores aéreos que operam no SBSP e SBRJ, recomenda-se que seja dada ampla divulgação das informações do presente documento aos aeronavegantes.

6 DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Esta AIC entra em vigor em 11 de maio de 2023.
6.2. Críticas e sugestões relacionadas a esta AIC são bem-vindas e poderão ser enviadas via Fale Conosco – SAC – DECEA, na internet, em www.decea.gov.br, ou na INTRAER, em www.decea.intraer.
6.3. Questões relacionadas aos RDRS ser enviadas à SIA por meio do endereço eletrônico sia@anac.gov.br.
6.4. Esta AIC republica a AIC N14/23.