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Contato/Contact:
Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
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Departamento de Controle
do Espaço Aéreo-DECEA
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Av. Gen. Justo, 160
CEP 20021-130
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
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AFS: SBRJZXIC
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AIC
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N 67/2024
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Publication Date/
Data de publicação:
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28 NOV 2024
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Effective date/
Data de efetivaçao:
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28 NOV 2024
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SINALIZAÇÃO VERTICAL DE DISTÂNCIA REMANESCENTE DE PISTA (RUNWAY DISTANCE REMAINING SIGNS) – RDRS - NO AEROPORTO DE SÃO PAULO/CONGONHAS (SBSP) E AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT (SBRJ)
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1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
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Esta Circular de Informações Aeronáuticas (AIC) tem por objetivo divulgar as características e a finalidade da sinalização vertical de distância remanescente de pista implantada nas pistas de pouso e decolagem 17R/35L e 17L/35R do Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e na pista de pouso e decolagem 02R/20L do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (SBRJ)
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1.2.1. É competência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Órgão Central órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), gerenciar as atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo e com a proteção ao voo.
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1.2.2. É competência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autoridade de aviação civil brasileira, regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.
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O conteúdo desta Circular é de observância obrigatória e se aplica aos operadores aéreos que operam no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e no Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (SBRJ).
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2.1. Os painéis de sinalização vertical de distância remanescente da pista são usados para fornecer informações sobre a distância restante de pista, aos pilotos, durante as operações de pouso e decolagem.
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2.2. Esse sistema tem como objetivo aumentar a consciência situacional do piloto na operação de pouso e decolagem em pistas curtas e no ambiente operacional dos aeroportos SBSP e SBRJ.
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3 DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS
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3.1.1. Sinalização Vertical de Distância Remanescente de Pista (Runway Distance Remaining Signs – RDRS) – Painéis de sinalização vertical localizados ao lado da borda da pista de pouso e decolagem com informação da distância remanescente de pista física.
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ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
ICA - Instituto de Cartografia Aeronáutica
RDRS - Runway Distance Remaining Signs
SBRJ - Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
SBSP - Aeroporto de São Paulo / Congonhas – Deputado Freitas Nobre
SIA - Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC
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4 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O SISTEMA
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4.1. Como já mencionado, a sinalização vertical de distância remanescente de pista visa informar ao piloto a distância remanescente de pista física nas operações de pouso e decolagem, por meio de painéis numerados ao longo da pista.
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4.2. Os painéis podem estar localizados ao longo de apenas um lado da borda da pista de pouso e decolagem, assim como, opcionalmente, estar localizados em ambos os lados da pista de pouso e decolagem.
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4.3. No aeroporto de Congonhas (SBSP) os painéis estão instalados em ambos os lados da pista 17R/35L e em ambos os lados da pista17L/35R.
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4.4. No aeroporto de Santos Dumont (SBRJ) os painéis estão instalados somente do lado esquerdo da pista 20L e do lado direito da pista 02R.
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4.5. As distâncias declaradas não afetam a localização dos painéis de distância remanescente de pista
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4.6. A inscrição de cada painel é um numeral branco sobre um fundo preto, conforme mostrado na Figura 1 para indicar a distância restante da pista em intervalos aproximados de 1.000 pés.
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Figura 1 – Painel de distância remanescente de pista de RDRS
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Figura 2 – Exemplo de painel de RDRS
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4.7. Em pistas cujo comprimento não é múltiplo de 1000 pés, a distância excedente é dividida pela metade e distribuída no início e fim da pista para efeito da localização do primeiro e do último painel. Portanto, o primeiro e último painel poderão estar em distâncias superiores a 1000 pés do início e do fim da pista, ver figura 3 e 4.
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Figura 3 - Exemplo de distribuição de painéis de RDRS em pista de 6500 pés apenas em um lado da pista. Fonte: FAA, AC 150/5340-18G
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Figura 4 - Exemplo de distribuição de painéis de RDRS em pista de 6500 pés em ambos os lados da pista. Fonte: FAA, AC 150/5340-18
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4.8. As áreas anteriores às cabeceiras deslocadas que são usadas para decolagem ou taxiamento são consideradas como parte de pista remanescente no contexto da localização dos painéis.
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4.9. Os painéis são iluminados sempre que o balizamento da pista for acionado.
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4.10. Informações sobre a existência do RDRS e sobre as distâncias remanescente de pista para cada painel, em metros, estão publicadas em ROTEAR na página AISWEB dos aeroportos SBRJ e SBSP.
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5.1. Aos operadores aéreos que operam no SBSP e SBRJ, recomenda-se que seja dada ampla divulgação das informações do presente documento aos aeronavegantes.
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6.1. Esta AIC entra em vigor em 11 de maio de 2023.
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6.2. Críticas e sugestões relacionadas a esta AIC são bem-vindas e poderão ser enviadas via Fale Conosco – SAC – DECEA, na internet, em www.decea.gov.br, ou na INTRAER, em www.decea.intraer.
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6.3. Questões relacionadas aos RDRS ser enviadas à SIA por meio do endereço eletrônico sia@anac.gov.br.
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6.4. Esta AIC republica a AIC N14/23.
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